Pular para o conteúdo principal
2° ANO
ATIVIDADES
(1° semana de maio)

FILOSOFIA: A VIRTUDE EM ARISTÓTELES E SÊNECA
PROJETO DE VIDA: OUTRA CONCEPÇÃO DE FELICIDADE
SOCIOLOGIA: ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

FILOSOFIA
A VIRTUDE EM ARISTÓTELES E SÊNECA
Djaci Pereira Leal

O que é ser feliz?
É possível ser feliz em nossa sociedade?
Existe alguma relação entre a felicidade, a justiça e a bondade?


Ética e Felicidade
"Partindo de um conceito básico de ética como “saber-viver, ou a arte de viver” (SAVATER, 2002), pode-se dizer que os homens tudo fazem para viver e viver bem. É preciso esclarecer um outro conceito muito importante para a ética – a felicidade.
Pode-se afirmar que, para Aristóteles, a felicidade é o resultado do saber viver. Entendendo a ética como a arte de viver, o resultado desse viver será a felicidade. Ao discutir o que é felicidade é possível perceber que não há um único conceito e entendimento, mas vários. Assim, vamos buscar entender o que na Antigüidade orientavam os filósofos Aristóteles e Sêneca aos seus contemporâneos: o que fazerem para atingir a virtude, e, portanto, serem felizes.
A virtude, que segundo Aristóteles, é o que vai garantir ao homem a felicidade, é “o hábito que torna o homem bom e lhe permite cumprir bem a sua tarefa”, a virtude é “racional, conforme e constante”. (ARISTÓTELES, 2001)
Para o Estoicismo, escola filosófica da qual participa Sêneca, a felicidade consiste em viver segundo a razão – o Logos. Viver segundo a natureza, pois o homem é de natureza racional. Portanto, entendem os estóicos que ser virtuoso é viver segundo a razão.
A felicidade não é a mesma e única para todos os filósofos e momentos históricos. No entanto, vamos trabalhar aqui com apenas dois filósofos da Antiguidade, com concepções e momentos históricos bem diferentes, e teremos como norte das discussões a virtude, ou seja, o que ambos apresentam como necessário aos homens na busca do bem viver. Vamos buscar o que Aristóteles e Sêneca apresentam como referencial para os homens de sua época no sentido de orientá-los em busca da felicidade. Como cada filósofo apresentou suas idéias em busca de respostas para o que acontecia em sua época, ou seja, pensaram sua época e buscaram discutí-la, explicá-la e, sobretudo, apresentar o que era necessário para sobreviver àquele momento, portanto, assim como qualquer um de nós, também os filósofos são homens de seu tempo, e para entendê-los é preciso estudar um pouco o momento histórico que viveram.
Aristóteles (384-322 a.C.) é proveniente da Macedônia e vem para Atenas, centro intelectual e artístico da Grécia, no século IV a.C. para estudar, onde ingressou na Academia de Platão. Permaneceu na Academia até a morte de Platão.
Como atingir a felicidade?
Aristóteles, em sua obra Ética a Nicômacos, discute a finalidade de toda arte, indagação, ação e propósito da vida humana e conclui que é sempre o bem a que todas visam. Ao discutir qual seria este bem que é a finalidade da vida humana, Aristóteles nos apresenta a felicidade. Só que ao mesmo tempo em que afirma que a felicidade é o bem supremo, pergunta-se pela função própria do homem. 

[...] o bem para o homem vem a ser o exercício ativo das faculdades da alma de conformidade com a excelência, e se há mais de uma excelência, de conformidade com a melhor e mais completa entre elas. Mas devemos acrescentar que tal exercício ativo deve estender-se por toda a vida, pois uma andorinha não faz verão [...]; da mesma forma um dia só, ou um certo lapso de tempo, não faz um homem bem-aventurado e feliz. (ARISTÓTELES)

Pressupondo que a felicidade é a finalidade de nossa vida, Aristóteles preocupa-se em demonstrar que a vida humana possui em si uma finalidade, ou seja, uma função para a qual está dada. E, portanto, tal finalidade se objetiva dentro da função a que a vida acontece. Sendo assim, a felicidade resultará do atendimento a esta função. O que está pressuposto não é a felicidade em si mesma, mas a relação da mesma com a arte de viver, com o saber viver que estamos discutindo desde o início. E aqui cabe então atentarmos para o que Aristóteles nos apresenta como sendo a felicidade:

[...] Parece que a felicidade, mais que qualquer outro bem, é tida como este bem supremo, pois a escolhemos sempre por si mesma, e nunca por causa de algo mais; mas as honrarias, o prazer, a inteligência e todas as outras formas de excelência, embora as escolhamos por si mesmas /.../, escolhemo-las por causa da felicidade, pensando que através delas seremos felizes. Ao contrário, ninguém escolhe a felicidade por causa das várias formas de excelência, nem, de um modo geral, por qualquer outra coisa além dela mesma. (ARISTÓTELES, 2001)

Aristóteles fundamenta a ética, arte de bem viver, tendo como referência a função do homem, ou seja, da vida humana, pois não se trata da vida de um homem, mas do ser humano, e aponta para a felicidade como sendo a busca, em si mesma, da vida humana, ou seja, o bem supremo a que toda arte, indagação, ação e propósito devam ter em vista. A partir da obra Ética a Nicômacos busca-se entender o que, segundo Aristóteles, é preciso para ser feliz".
(Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Filosofia: Ensino Médio.
Filosofia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006).

RESPONDA A ATIVIDADE:

PROJETO DE VIDA
OUTRA CONCEPÇÃO DE FELICIDADE

Nos vídeos a seguir o professor Clóvis de Barros Filho e e a professora Maria Homem apresentam outras perspectivas sobre a felicidade, e ambos abordam questões fundamentais para continuarmos nossa reflexão.  

A felicidade é inútil | Clóvis de Barros Filho

Ser feliz ou ser fiel aos próprios desejos?| Maria Homem

RESPONDA A ATIVIDADE
2° ANO B
2° ANO C

SOCIOLOGIA

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL 
Algumas vezes ao andar pelas ruas, nós perguntamos como a vida em sociedade é desigual em uma mesma cidade nos deparamos com pessoas muito ricas e outras muito pobres.  E perguntamos porque os mais pobres vivem em habitação que mais se parecem com verdadeiros guetos sem a presença efetiva do Estado largados a sua própria sorte, por um outro lado nesta mesma cidade tem uma pequena parcela da população que vive muito bem com seus muros altos com suas piscinas viajando para o exterior e andando com seus carros blindados com os vidros fechados para garotos maltrapilhos pedindo dinheiro nos faróis sobrevivendo de restos. Como já estudamos em sala de aula isto se dá dentro de uma estratificação social.
Então vamos entender, estratificação social é usado para classificação que envolve indivíduos e grupos de acordo com suas condições socioeconômicas. Podemos entender que isto se dá quando uma pessoa ou um grupo social leva vantagem e tem privilégios em detrimento de outros, isto em Sociologia dá-se o nome de estratificação social.
Alguns estudiosos vão dizer ser esta uma característica histórica da sociedade e pode ser observada desde o início das civilizações, dentro deste entendimento ser a estratificação criada por critérios econômicos, culturais e religiosos.
Ainda relembrando as aulas deste humilde professor a estratificação é diferente de uma desigualdade social criada dentro de uma sociedade igualitária estratificação é quando há uma desigualdade estrutural ou melhor uma sociedade excludente com as oportunidades direcionadas para um determinado grupo.

RESPONDA A ATIVIDADE
2° ANO A
2° ANO B
2° ANO C



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 ANO FILOSOFIA E SOCIOLOGIA Filosofia  O que é a consciência? "[...] Não é simples conhecer nem explicar o que é a consciência, pois dependemos justamente dela para fazer isso. Existe uma recursividade em saber que se sabe, em sentir que se sente – enfim, em ser consciente de que se é consciente. É o que torna esse tema fascinante, como destaca o médico e cientista português  António Damásio (1944-): "O que pode ser mais difícil do que saber como sabemos? O que pode ser mais grandioso que o fato de entender que ter consciência torna possível, e mesmo inevitável, nossa interrogação sobre a consciência?" (Sentir lo que sucede, p. 20. Tradução nossa.) A consciência costuma ser entendida, portanto, como um fenômeno ligado à mente, esfera em que ocorrem diversos processos psíquicos (pensamento, imaginação, emoção, memória, entre outros), especialmente o conhecimento. Para vários estudiosos, nada caracteriza mais o ser humano do que a consciência, pois é e...
ATIVIDADES DA SEMANA (29/06-03/07) Todas as atividades para 1°, 2° e 3° ano estão no mesmo questionário. ACESSE A ATIVIDADE   AQUI
ATIVIDADES DA SEMANA (22-26/06) Todas as atividades para 1°, 2° e 3° ano estão no mesmo questionário. ACESSE A ATIVIDADE   AQUI