2
ANO
ATIVIDADES
(2° semana de maio)
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
PROJETO DE VIDA
PROJETO DE VIDA
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
O eu racional
René Descartes
e as Regras para Bem Conduzir a Razão
Anderson de Paula
Borges
SEED/vários
autores, Filosofia, Curitiba:
SEED-PR, 2006. p. 79-81
Uma das obras mais
fundamentais da filosofia chama-se Discurso
do Método e traz o seguinte subtítulo: “para bem conduzir sua razão e buscar a verdade nas ciências”. Será
que não é pretensão demais para um texto escrito de forma autobiográfica? A
trajetória do texto e o poder que exerceu sobre a tradição posterior revelam
que não. O Discurso do Método é uma
obra destinada, inicialmente, a servir de prefácio a três ensaios do filósofo e
matemático Descartes: a Dióptrica, os
Meteoros e a Geometria. Os dois primeiros só interessam hoje aos historiadores
do pensamento cartesiano. Já o terceiro teve ampla divulgação entre os
matemáticos, por razões que veremos mais tarde. Quanto ao Discurso, dividido em seis partes, apesar de Descartes dizer que
seu propósito era apenas “(...) mostrar de que maneira ele se esforçou para bem
conduzir sua razão.” (Descartes, 1962) frase que devemos atribuir à modéstia de
Descartes, na verdade a obra expõe com clareza uma série de argumentos que
permitem à filosofia fundamentar todo o edifício do saber.
Na segunda parte do
Discurso, Descartes enumera quatro
preceitos que devem conduzir a ciência. Acompanhemos o texto do filósofo:
“O primeiro era o de
jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente
como tal; isto é, de evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de
nada incluir em meus juízos que não se apresentasse tão clara e tão
distintamente a meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em
dúvida. O segundo, o de dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em
tantas parcelas quantas possíveis e quantas necessárias fossem para melhor
resolvê-las. O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, começando
pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco, como
por degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e supondo mesmo uma ordem
entre os que não se precedem naturalmente uns aos outros. E o último, o de
fazer em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, que eu
tivesse a certeza de nada omitir. (DESCARTES, 1962)”
A primeira regra, também
conhecida por “regra da evidência”, sintetiza um ponto muito importante na
filosofia cartesiana. Descartes entende que a razão é uma capacidade que o
homem possui para examinar os dados que os sentidos captam. Nisto ele não se distingue
de filósofos anteriores. Mas, Descartes também pensa que a verdade e a certeza
são condições sem as quais um homem não pode dizer que possui conhecimento. O
filósofo foi educado em La Flèche, uma escola jesuíta que reunia o que havia de
melhor em termos de Metafísica e Teologia do século XVII. Por meio dessa
instrução, Descartes pôde exercitar-se durante anos em investigações
metafísicas oriundas da Idade Média cujas teses e argumentos são, em sua maior
parte, raciocínios prováveis. É contra esse tipo de procedimento que o método
cartesiano ganha força. Para Descartes é importante rejeitar todos os juízos,
demonstrações e dados que não possam ser tidos como verdadeiros e indubitáveis.
Quando Descartes recomenda a certeza ele pensa naquela “luz natural” que cada
homem possui, permitindo-lhe “intuir” (no sentido preciso de ver) a verdade de
cada coisa. Veja como o filósofo delineia o método que orienta essa “visão
mental”:
“Todo método consiste
inteiramente em ordenar e em agrupar os objetos nos quais deveremos concentrar
o nosso poder mental se pretendermos descobrir alguma verdade. Seguiremos este
método com exatidão se desse início reduzirmos as questões complicadas e
obscuras, substituindo-as, passo a passo, por outras mais simples e depois,
começando pela intuição das mais simples de todas, tentarmos conhecer todas as
outras, através dos mesmos processos”. (in: COTTINGHAM, 1989)
Você pode aplicar esse
método no estudo de qualquer coisa, mas não deixe de atentar para o seguinte: a
mensagem de Descartes é que sua razão segue um passo que vai do simples ao
complexo por meio de graus de entendimento na matéria. Além disso, o trecho
acima revela que o entendimento é uma espécie de visão mental, ou intuição,
termo redefinido por Descartes e cujo significado não pode ser confundido com a
tradição aristotélica. Em Descartes intuição é uma capacidade análoga à
faculdade da visão. A clareza que o entendimento busca é uma capacidade de ver
mentalmente as estruturas e qualidades dos corpos existentes, do mesmo modo que
a projeção de mais luz sobre um corpo permite uma visão mais detalhada e
precisa desse corpo.
Segundo Granger, o
espírito do cartesianismo é o espírito da matemática:
Dividir
a dificuldade, ir do simples ao complexo, efetuar enumerações completas, é o que
observa rigorosamente o geômetra quando analisa um problema em suas incógnitas,
estabelece e resolve suas equações. A originalidade de Descartes consiste em
ter determinado, de forma por assim dizer canônica, essas regras de manipulação
que somente se esboçam em seus contemporâneos na sua aplicação particular às
grandezas, e de havêlas ao mesmo tempo oposto e substituído à Lógica da Escola,
na qual vê apenas um instrumento de Retórica, inutilmente sofisticado.
(DESCARTES, 1962)
Como
se vê, o método cartesiano é uma projeção de princípios e regras que orientam o
raciocínio matemático-geométrico. A terceira e quarta regras, respectivamente,
apenas confirmam um procedimento de resolução de problemas na geometria: as
linhas e as figuras simples estão contidas nas compostas, etc.
Vale
ressaltar uma caracterização do conhecimento em Descartes que podemos chamar de
“unitária”. Talvez sem o saber, Descartes retoma a opinião de Platão, para quem
é possível identificar uma natureza comum do conhecimento, e se põe contra
Aristóteles nesse ponto, o qual defendia a necessidade de distintas
metodologias e perfis diferentes para cada ramo do saber.
ATIVIDADE
2 ANO C
PROJETO DE VIDA
PROJETO DE VIDA
Neste
módulo, aprenderemos que as realizações futuras dependem das decisões feitas no
presente, pois existe uma relação de causa e consequência entre passado,
presente e futuro. Deste modo, é importante percebermos como se dão as relações
de causa e consequências entre as ações que realizamos no passado, como elas
interferem no nosso presente e, por fim, projetam o nosso futuro.
Você
já parou para pensar sobre o passado? Geralmente ele é entendido como uma ação
já afirmada, acabada, aquilo que não pode ser mais mudado ou transformado, é
aquilo que já dissemos ou fizemos. Ao mesmo tempo, aquilo que já dissemos ou
fizemos pode ter fortes impactos sobre o nosso presente e futuro. Por isso é
necessário termos muita responsabilidade com o que fazemos de nós mesmos, com
aquilo que pensamos sobre nós mesmos e sobre os outros. Nisto consiste o
sentido de nossa atenção ao presente, de nos interessarmos pela vida hoje, dos
seus problemas mais emergentes e de tentar resolver cada pequeno problema como
o máximo de atenção e dedicação que ele merece. Afinal, o presente é ainda uma
ação que está sendo realizada, ele é passível de transformação, e a força que
molda o presente tem seus frutos na nossa própria decisão sobre ele, tanto dos
modos como agimos sobre ele, quando da forma como o interpretamos. O futuro,
por sua vez, é aquilo que está por vir, resultado do que fizemos de nós mesmos
no presente.
A
partir desta compreensão, podemos pensar em como seria possível delinear o
nosso projeto de vida.
Projeto de Vida é o planejamento de
como alcançar o que se espera para o futuro. As escolhas podem ser ampliadas
com base nas experiências que cada um tem na vida. Para planejar o futuro, é
necessário agir no presente, o que significa dar passos concretos em direção ao
que se deseja. Pequenos passos se transformam em grandes avanços quando se sabe
a direção a seguir, ou seja, qual é o foco das ações que devem ser
desenvolvidas para o planejamento e a construção do Projeto de Vida. Para agir
no presente, é preciso olhar para o momento atual e entender que o presente é
consequência de atitudes e comportamentos realizados no passado.
O
Tempo
Mário
Quintana
A
vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando
se vê, já são seis horas!
Quando
se vê, já é sexta-feira!
Quando
se vê, já é natal…
Quando
se vê, já terminou o ano…
Quando
se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando
se vê passaram 50 anos!
Agora
é tarde demais para ser reprovado…
Se
me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria
sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria
o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E
tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não
deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A
única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
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